Por
Publicado em
24/05/2018 às 15:41:55
A ONG internacional Repórteres sem fronteiras (RSF) divulgou em abril que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de assassinatos a jornalistas, na América Latina. Durante o período de 2010 e 2017, 26 repórteres foram mortos no País por motivos relacionados ao exercício da profissão. O índice coloca o Brasil atrás apenas do México, com 52 mortes de profissionais de imprensa no período. A estatística considera apenas casos em que é possível ligar diretamente o crime com a prática do jornalismo. Além dos crimes de morte o RSF mostrou preocupação com os números de casos de ameaça e intimidação contra os profissionais. De acordo com a entidade, foram cerca de 99 casos no Brasil no ano passado. No início de abril de 2018, a sede de um jornal no litoral do Paraná foi alvejada por tiros. A violência contra repórteres colocou o Brasil na 102º posição entre os 180 países na estatística mundial que avalia a liberdade de imprensa. Em 2016 éramos o 103º colocado. A partir dessa análise entidades como a Associação Brasileira de Imprensa defendem a federalização do crime contra os profissionais da comunicação e acompanham efetivamente as tentativas de cerceamento da liberdade de expressão. Ainda em abril, a Sociedade Interamericana de Imprensa registrou a morte, no exercício da profissão, do radialista Jefferson Pureza Lopes, da rádio Beira Rio em Goiás e Ueliton Bayer Brizon, em Rondônia. Segundo a SIP, aumentaram também os casos de repressões, ameaças e agressões físicas. A SIP alerta ainda que os donos de jornais e de outros meios de comunicação também são vítimas de intimidações e acusações, o que reforça a proposta de federalização do crime contra comunicadores. Em tempo, registramos o luto pelo falecimento do jornalista Alberto Dines, em 22 de maio.
É jornalista, presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), doutoramento em Ph.D pela Universidade de Coimbra.
Acompanhe o autor
** As opiniões expostas em artigos e comentários publicados no portal/blog da AIERJ são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores.
© 1960 - 2018 copyright. Todos os direitos reservados a AIERJ.
Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro | CNPJ 30.715.544/0001-09
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações por qualquer meio sem a prévia autorização da instituição. Dúvidas? Entre em contato e/ou Consulte LEI Nº 9.610, de 19 de FEV de 1998.